O programa Adoção tem como objetivo oferecer o suporte necessário aos pretendentes à adoção e famílias adotivas, capacitando-os  e acompanhando-os, de forma a garantir pais conscientes de suas  responsabilidades para uma adoção e uma parentalidade bem sucedida.

CURSO COMEÇO DE CONVERSA

Este curso aborda os temas propostos pela lei de adoção e é destinado aos pretendentes em início do processo de habilitação. Recomendável para quem acaba de chegar na Associação Acalanto.

Com um número limitado de integrantes é realizado em formato de aulas gravadas e roda de conversa.

Tem duração total de sete horas, sendo necessário realizar inscrição prévia. Este curso é gratuito e gera certificado de participação.

Para participar das próximas turmas entre em contato através de nossos canais clicando aqui.

ENCONTROS TEMÁTICOS

Nos encontros temáticos, abordamos por meio de palestras, debates e vivências, temas pertinentes às questões familiares como: educação, socialização, parentalidade e outros.

Destina-se a pretendentes ainda não habilitados que já passaram pelo Curso Começo de Conversa, pretendentes habilitados e famílias que já adotaram.

Este encontro é realizado sempre no terceiro sábado de cada mês, no modelo híbrido (presencial e online) e totalmente gratuito e gera certificado de participação.

CLUBE DO TICO

O clube do tico é um espaço desenvolvido para o encontro de crianças e adolescentes na Associação Acalanto.

É realizado durante a permanência dos seus pais nos encontros temáticos.

São feitas atividades artísticas, contação de histórias e muita conversa divertida!

CONEXÕES E CAMINHOS (PÓS ADOÇÃO)

É um espaço de escuta empática onde pais e mães criam um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento uns com os outros por meio de troca de experiências, gerando autonomia emocional para lidar com os desafios futuros da parentalidade.

Tem duração de sete encontros, é realizado online com turmas limitadas à seis participantes.